sábado, 28 de fevereiro de 2009

Refeições em Família


Nos fins de semana (na janto (διπνο) do sábado e no almoço (μεσιμεριανο) do domingo) é costume juntar a família toda para comer na taverna (ταβερνα). No petousis não é diferente. Eles juntam dezenas de mesas (τραπεζι) para formar essas mesas enormes para a família toda. A refeição sempre com muito vinho e pão. O pão (αρτος) aqui é muito gostoso. Comentei com o Giorgos que gostei muito do pão do refeitório (καφετερια) do instituto e ele respondeu que não gosta muito. Imagino que ele deve estar acostumado com pães ainda melhores. No sábado a noite tem música ao vivo na taverna e eles ouvem mesmo essas músicas que vemos nos filmes com esse instrumento de cordas esquisito. Ainda não vi ninguém dançando nem quebrando pratos, mas estou na expectativa.

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

O Pessoal do Laboratório

O pessoal do laboratório é bem bacana. Conheci melhor esses da foto. No laboratório devem ter umas 20 pessoas. Ele é dividido por duas paredes que não muito altas. Do meu lado da parede tem umas 7 pessoas. Dessas sete eu tive o prazer de conhecer o Niko, o Yanis e o Adonis. O último que está na foto é o meu orientador aqui: Grigoris, ou Mr. Antoniou como eles dizem. O Yanis é o mais confiante deles. Ele fala sobre qualquer assunto com bastante propriedade e não vacila nunca, mas não chega a ser esnobe. O Adonis é o mais descontraído. Ele é o único que fuma. Os dois estão terminando o doutorado. O Adonis vai ter que se alistar assim que terminar. Aqui todo mundo precisa ficar um ano (χρονια) no exercito. Se você tem um bom motivo (faculdade ou pós-graduação) para não fazê-lo aos 18 você pode adiar, mas alguma hora você tem que se alistar. O Niko é o mais novo (νεο). Ele tem a minha idade. Ele é bem atrapalhado. Gosto bastante dele. Ele ficou muito impressionado quando soube que temos a mesma idade. Nesse dia comemos (τρωω) umas comidas (φαγιτο) típicas e bebemos vinho (κρασι). Ao fim das refeições eles tem costume de beber uma dose de .... Bebemos algumas. É forte como pinga

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009

O Laboratório

Meu laboratório (εργαστηριο) aqui no FORTH (Foundation for Research and Technology - Hellas) chama-se ISL (Information Laboratory System) e faz parte do ICS (Institute of Computer Science). Ali tenho uma mesa (τραπεζι) para mim onde posso deixar minhas coisas. O computador é de um outro cara que usa-o remotamente. No primeiro dia eu peguei o seu fio de internet e só foram perceber horas depois. Acho que devo tê-lo atrapalhado um pouco. Na taverna (ταβερνα) eu também tenho acesso a internet, mas estou tendo alguns problemas com meu dispositivo de wireless ultimamente. Espero resolver isso logo

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

O Instituto

O instituto de pesquisa aqui é desvinculado da universidade. A universidade fica a 1 ou 2 kilometros daqui. Porém, praticamente todo mundo aqui tem algum vínculo com a universidade. Os alunos todos, pelo menos todos que conheci, estão fazendo mestrado ou doutorado na universidade e os professores dão aulas lá. O meu orientador aqui dá aulas de segunda e terça na universidade. Nesses dias ele não vem para cá. Nos demais dias ele fica na sala dele que fica no laboratório ao lado.

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Trabalho

Estou conseguindo trabalhar (εργασια) bastante por aqui. Estou terminando um trabalho que comecei no Brasil e começando um com o Giorgos (Γιοργος). O Giorgos me ensinou a usar um esquema de representar conjuntos de sentenças como nós em um grafo direcionado. Caramba como é útil isso. Queria ter aprendido isso antes. Com esse recurso conseguimos mostrar que os postulados que estamos estudando não são equivalentes. O que é uma pena, mas já é um começo

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Notícias da Grécia

Inacreditável o que aconteceu aqui na Grécia esses dias. Pelo que me contaram, o criminoso mais famoso da Grécia fugiu de helicóptero da prisão. Ele ficou famoso exatamente porque a uns 2 anos atrás ele fugiu da prisão de helicóptero. Ele foi recapturado e estava aguardando o julgamento. Sabe pelo que ele seria julgado: por ter fugido da prisão. Hahahahah. Parece que simplesmente veio um helicóptero pegou ele e foi embora. Os policiais atiraram no helicóptero, mas não conseguiram impedir a fuga. Não é incrível?

domingo, 22 de fevereiro de 2009

Azeitonas

O instituto (ινστιτουτο) aqui é bem bacana. O lado de fora é bem bonito (ομορφος). É um pouco afastado do centro (κεντρο) e tem vista para uma montanha de neve. Ao redor de todos os prédios tem muitas oliveiras. A cidade toda é cheia de oliveiras. Giorgos me explicou que na época da colheita as pessoas faltam no trabalho porque quase todos tem oliveiras em casa. O supermercado vende as azeitonas (ελια) mais frescas que eu já vi. Toda a área de frescos do supermercado cheira a azeitonas. Curiosamente, ainda não tive oportunidade de comer nenhuma ainda, mas isso não deve durar muito.


sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Tsiknopempti

Ontem foi tsiknopempti (Τσικνοπεμπτη). É uma comemoração tipo um carnaval meio halloween. O significado desse nome é quinta-feira (πεμπτη) e "cheiro de churrasco" (τσικνα). Juro que não estou inventando. Nesse dia as pessoas, principalmente as crianças, saem na rua fantasiadas. Vi várias propagandas de lojas que vendem fantasia nessa época. Não saí ontem. Ainda não estou muito entrosado com o pessoal do laboratório. Não é culpa deles. Eles são bem simpáticos. O Nikos (Νικος), que me explicou sobre as festividades, disse para eu ligar para ele e me deu seu número de celular, mas eu não tive como ligar. A noite comprei um chip daqui. Bacana né? Nunca pensei que eu teria um número em outro país. Vou tentar me aproximar deles nos próximos dias. Acho que não será difícil.

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Cheguei

Cheguei. O lugar que eu tô ficando chama Taverna Petousis (ταβερνα πετουσης) numa região chamada ammoudara (αμμουδαρα). To começando a entender as letras maiúsculas pelo menos. É um lugar bem bom. O quarto é grande e confortável. Além disso, tenho internet de graça. Fica um pouco longe do instituto. Tenho que pegar dois ônibus. Tá fazendo bastante frio, uns 12 graus de dia, mas no hotel é bem quente. Não saí muito ainda por causa do frio, mas pela vista parece que o lugar aqui é bem bonito. Acho que estou mais ou menos perto da praia, mas não sei dizer ao certo. No andar de baixo tem um restaurante barato. To comendo sempre lá. O café da manhã é de graça também. Só falta eu aprender onde tem lavanderia.